adm agro(noticias)


Cursos de Administração e Agronomia celebram 20 anos de história na UFV Campus Rio Paranaíba


A Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba celebrou os 20 anos dos cursos de Administração e Agronomia durante a programação da SEMEAR 2026. O evento reuniu professores, estudantes, egressos, técnicos administrativos e membros da comunidade acadêmica para homenagear a trajetória de dois dos cursos pioneiros do campus, responsáveis pela formação de centenas de profissionais e pela consolidação da universidade na região.

A comemoração ganhou um significado ainda mais especial por ocorrer no ano em que a UFV Campus Rio Paranaíba celebra duas décadas de atividades e a Universidade Federal de Viçosa comemora seu centenário. Ao longo desses 20 anos, os cursos formaram 549 administradores e 454 engenheiros agrônomos, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Alto Paranaíba e de diversas regiões do país.

A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do campus, professor Renato Adriane Alves Ruas; da diretora de Extensão e Cultura, professora Virgínia Souza Santos; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Everaldo Antônio Lopes; do chefe do Instituto de Ciências Agrárias, professor Vinícius Ribeiro Faria; da chefe do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, professora Áurea Lúcia Silva Andrade; da coordenadora do curso de Administração, professora Rosália Rodrigues Alves Soares; e do coordenador do curso de Agronomia, professor Pedro Ivo Vieira Good God.

Um dos momentos de destaque da celebração foi o resgate da trajetória dos cursos de Administração e Agronomia. A professora Rosiane Maria Lima Gonçalves apresentou a história do curso de Administração, enquanto o professor Renato Adriane Alves Ruas relembrou os principais marcos da Agronomia ao longo das últimas duas décadas. Ambos destacaram as contribuições dos cursos para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento regional, sendo homenageados pela comissão organizadora em reconhecimento à sua dedicação e contribuição para a consolidação dessas graduações na UFV Campus Rio Paranaíba. 

A programação prosseguiu com a mesa-redonda “Projetando o Futuro”, mediada pela professora Maria Elisa de Sena Fernandes, que reuniu egressos dos cursos para discutir desafios, oportunidades e perspectivas para as próximas décadas.

Participaram do debate o engenheiro agrônomo Maicon Fábio Appelt, a administradora Poliana Gonçalves, a engenheira agrônoma Priscila Loire, o administrador Venâncio Oliveira Silva, o professor Wellington Luiz de Almeida e a professora Ana Cristina Ferreira. Os convidados compartilharam suas trajetórias profissionais e experiências após a formação na UFV, evidenciando o impacto da universidade em suas carreiras e no desenvolvimento de suas áreas de atuação.

Ao final da mesa-redonda, os participantes receberam placas comemorativas em reconhecimento às suas contribuições e por representarem a excelência da formação oferecida pela UFV Campus Rio Paranaíba. Mais do que recordar conquistas, o encontro foi uma oportunidade para valorizar as pessoas que construíram essa trajetória e refletir sobre os desafios e oportunidades que marcarão o futuro da instituição e de seus cursos.